Qual a diferença de atuação entre o advogado tributarista e o contador?

Embora as atuações desses profissionais tenham muitas afinidades e se complementem, elas não são idênticas.

 

O contador deve cuidar da importante área da produção das informações contábeis e fiscais das organizações, que servirão de base para a tomada de decisão, essas informações abrangem a escrituração e registros de todos os fatos econômicos e financeiros, elaboração e análise das demonstrações contábeis.

 

Já o advogado, deve traçar estratégias legais para diminuir o pagamento dos tributos, bem como minimizar ou eliminar potenciais passivos tributários com reflexos negativos no futuro da empresa. Tem a função de defender a empresa nas esferas administrativas e judiciais, quando houver algum problema. Por fim, o advogado tributarista fará um levantamento de possíveis valores de tributos pagos a maior para os fiscos, municipais, estaduais e federal e envidará esforços para trazer de volta aos cofres da empresa esses valores, devidamente corrigidos e atualizados.

 

Atualmente, esses dois profissionais devem trabalhar juntos, cada um atuando na sua área, o contador não estudou para questionar as leis que são impostas às empresas pelos fiscos, ele cumpre as suas resoluções, emitindo as guias para pagamentos de acordo com as determinações das fazendas.

 

O advogado tributarista, também não estudou para fazer a contabilidade da empresa, ele irá verificar se as imposições fazendárias, para com seu cliente, são legais e ou constitucionais, em não sendo, e é mais comum do que se imagina, cabe a ele, realizar as correções de forma administrativa ou judicial, a depender do caso, buscando amparo do judiciário para que se interrompa determinada cobrança abusiva e reaver o que foi pago indevidamente nos últimos cinco anos.

 

José Amaral é advogado, Pós-graduado em Processo Civil e Pós-graduando em Direito Tributário.

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco através do formulário para dúvidas ou sugestões.

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!
67 3201-3569
contato@amaraladvogado.com.br